“O conhecimento te dá o poder de preparar seu próprio destino”.
Marianna Moreno
Adquirir conhecimentos sobre seu diagnóstico, seus sintomas e sobre como a terapia cognitivo-comportamental (TCC) pode ajudar você no combate a depressão, está associado a maior autonomia e manejo da sua realidade. Além disso, ajuda você a ser um colaborador ativo do seu processo terapêutico. Essa técnica, chamada de psicoeducação, envolve dois aspectos principais: adquirir conhecimento sobre seu diagnóstico e temas relacionados, assim como o que você pode fazer para combater a depressão.
Receber um diagnóstico pode ser uma experiência de grande alívio, uma vez que as vivências que antecedem esse momento podem ser marcadas por sentimentos de isolamento e não pertencimento. Portanto, conhecer as nuances e especificidades da depressão é apaziguador dos sentimentos negativos que um transtorno de humor pode despertar. Além disso, saber que existe tratamento efetivo para depressão ativa a esperança e seu envolvimento no tratamento, diminuindo o medo de experienciar seus sintomas.
Ter conhecimento sobre a doença irá auxiliar você a agir na direção adequada para combater o transtorno. Perder o medo abre espaço para pensar maneiras de enfrentar e resolver o problema identificado. Isso promove uma sensação de amparo e autonomia, já que é possível exercer algum tipo de controle sobre sua realidade. Assim, a tendência é que sua ansiedade diminua e aumente seu impulso em direção à proatividade no seu tratamento. Você acabará aplicando os conhecimentos adquiridos na sua rotina do dia a dia.
A psicoeducação ajuda você no combate a depressão e o torna agente ativo no seu processo terapêutico. Para isso conte com a ajuda do Thrive. Na home, basta clicar na aba Psicoeducação e você encontrará temas como: depressão e temas relacionados, além de informações sobre como você pode usar as ferramentas da TCC, tais como: monitoramento, ativação comportamental, reestruturação de pensamentos e outras tantas técnicas efetivas no combate a depressão.
Use o Thrive diariamente e conte conosco!
Escrito por: Isabela D. Franco e Daniela T. Braga
Referências:
https://anxietytraining.com/education/importance-psychoeducation-cbt/
https://bmcmedicine.biomedcentral.com/articles/10.1186/1741-7015-7-79
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2017000100002
Oi, isto é um comentário.
Para iniciar a moderar, editar e excluir comentários, visite a tela Comentários no painel.
Os avatares dos comentaristas vêm do Gravatar.