“Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências.”
Pablo Neruda
Você sabe a importância dos hábitos saudáveis?
Adotar um estilo de vida em que sejam priorizados hábitos saudáveis, além de trazer diversos benefícios para a saúde física e prevenção de doenças, como problemas cardiovasculares, diabetes, AVC, câncer, entre outras, também têm impacto significativo sobre a saúde mental e qualidade de vida.
Atividade Física
Um dos principais hábitos saudáveis para ser incorporado a rotina é a realização de atividade física. A prática de exercícios estimula a produção dos chamados “hormônios da felicidade”, como a serotonina e a endorfina. Dessa forma, a realização de atividade física contribui para regular diversas funções como nosso humor, sensação de bem-estar, sono e apetite, podendo contribuir tanto para a prevenção, como para o alívio de sintomas depressivos e de ansiedade.
Além disso, praticar atividades físicas influencia positivamente na saúde cerebral e na cognição.
Lembre-se: Exercite-se regularmente através da prática de esportes ou outra atividade física. O indicado é praticar, em média, 150 minutos de exercício por semana. Isso irá agregar um efeito positivo sobre a sua saúde física e mental.
Alimentação
O cuidado com uma alimentação saudável, rica em frutas, vegetais, alimentos com fibra e que não tenham níveis elevados de gordura, colesterol ou sal tem o potencial de reduzir a incidência de doenças crônicas.
Não deixe de desfrutar bons momentos de refeições. Mas procure conciliar esse momento prazeroso com a ingestão de alimentos saudáveis. A assistência de um profissional da nutrição pode ser necessária para uma melhor orientação.
Sono
Cuidar da qualidade do sono pode ser uma tarefa difícil com a rotina que vivemos. Porém, esse é um fator muito importante e determinante na nossa saúde mental, e que pode ser influenciado com a adoção dos hábitos de vida saudáveis que foram apresentados anteriormente.
Uma boa noite de sono é muito importante para nossa saúde. O sono é responsável não apenas por repor as energias, mas também por manter em equilíbrio diversas funções do corpo. É durante o sono que o sistema imunológico se fortalece, ocorre a secreção de hormônios e diversas outras funções. Além disso, a má qualidade de sono também contribui para alterações de humor, irritabilidade, lapsos de memória, dificuldades de aprendizado e raciocínio.
O ritmo de vida atual e as exigências cotidianas têm restringido cada vez mais o tempo de sono das pessoas. O tempo considerado adequado, que contribui para maior disposição e qualidade de vida, é entre 6 e 9 horas diárias. Procure manter horários definidos de sono, estabelecendo a hora de ir para cama a noite e de levantar-se na manhã seguinte.
Lazer e relações sociais
Apesar de muitas vezes ser difícil encontrar tempo para fazer todas as atividades que gostaríamos, é indispensável que você procure um momento para realizar as atividades de lazer que considera prazerosas. Visitar museus, eventos de música, ir ao cinema, tocar um instrumento, pintar, passear… escolha aquelas de seu interesse e procure incluí-las ao longo da sua semana.
Além disso, reserve um tempo na sua rotina para cultivar um bom círculo social com pessoas pelas quais tenha carinho, com quem você sinta confiança e segurança.
Lembre-se:
Dia após dia, procure criar e reforçar hábitos saudáveis. Reconheça e valorize suas conquistas, desde as menores até às maiores e pratique o auto cuidado.
Use o Thrive diariamente e conte conosco!
Escrito por: Thales M. C. Freitas e Analise Vivan